Quando visitamos a sede do Insper em São Paulo para a encomenda de um novo refeitório, vimos o quão necessário se fazia um espaço de convivência para os alunos dentro da instituição. Um andar inteiro do edifício abrigava um refeitório com design ultrapassado e seu uso estava restrito aos horários das refeições. Nesse momento vimos a oportunidade de expandir os usos do espaço para além das refeições e transformar aquele andar num ponto de encontro e estar para o edifício todo, sem horários limitados. Com a retirada do forro existente as infraestruturas visíveis se tornaram parte do projeto, além da altura livre do espaço tornar-se mais proporcional ao tamanho do espaço e ao volume de pessoas que o utilizam. As áreas destinadas aos alunos foram integradas em um único ambiente.
O mobiliário de todo o projeto foi desenhado para abrigar usos diversos – não apenas comer – e com isso mesas de alturas e dimensões distintas definiam maior ou menor privacidade ao longo dos corredores de circulação. Entre os conjuntos de mesas, sofás e poltronas interligam os espaços de forma mais descontraída. Toda iluminação foi executada com pendentes sobre os planos de mesas evitando com isso uma luz difusa e monótona. O desenho da luz foi pensado portanto para destacar as áreas de maior convívio de pessoas – para comer, encontrar, estudar ou descansar.
Ficha Técnica:
Tipo de projeto: reforma de refeitório/espaço de convivência
Início do projeto: 2016
Conclusão do projeto: 2017
Endereço: Rua Rua Quatá, 300
Área: 1.450 m²
Projeto de Arquitetura e Interiores: Gustavo Cedroni, Martin Corullon, Marina Ioshii, Renata Mori, Amanda Amicis, Rafael de Sousa, Luis Tavares e Marina Pereira
Cliente: Insper
Parceria: Affari
Projeto de estruturas: INNER Engenharia e Gerenciamento
Instalações hidráulicas e elétricas: Usina e PKM Engenharia
Projeto de Cozinha: ProjeFood
Luminotecnia: Design da Luz | Fernanda Carvalho
Construtora: DM Engenharia
Fotos: Ilana Bessler