A exposição Mauro Restiffe: Post-Soviet Russia 1995/2015 é o resultado das vivências do fotógrafo entre as cidades de Moscou e São Petersburgo em duas temporadas: a primeira na metade dos anos 1990, quando a Rússia acabara de sair do regime soviético, e uma segunda, em 2015, a partir de um convite para registrar em Moscou a transformação de um antigo refeitório soviético em um novo espaço cultural chamado de Garage Museum, cujo projeto de reuso é de autoria do escritório holandês OMA. Eventualmente, as fotos realizadas foram exibidas no espaço do Garage Museum em 2016.
O projeto foi desenvolvido em diálogo próximo com o artista e após uma seleção preliminar de obras, foi realizada uma série de encontros para a discussão desde questões conceituais, como a narrativa da exposição, até definições quanto à materialidade das próprias obras, como a escolha das suas molduras, seu modo de montagem e a sua relação com informações complementares, como legendas e textos introdutórios.
Definidas essas premissas iniciais buscou-se propor uma ocupação do espaço do museu que potencializasse a sensação de serialidade da obra do artista e que ao mesmo tempo estabelecesse um diálogo aberto com o edifício, de espacialidade bastante característica. Com isso foram criados dois grandes planos montados frente a frente, de aproximadamente 25 metros de comprimento cada, resultando em perspectivas acentuadas cujo ponto de fuga central são elementos do próprio edifício.
Sobre estas paredes paralelas foram dispostos os conjuntos de fotografias em dois níveis. Resultando em uma composição de visualidade delicada com variações ritmadas em que, não apenas as obras isoladas, mas a compreensão do conjunto das séries fazem parte relevante da expografia.
Ficha Técnica:
Tipo de projeto: Expografia
Ano do projeto: 2015
Endereço: Garage Museum, Moscou, Rússia
Área: 390 m²
Projeto de Arquitetura: Gustavo Cedroni, Martin Corullon, Helena Cavalheiro, Juliana Ziebell, Manuela Porto, Gabriela Santana, Bruna Canepa, Amanda Amicis
Curadoria: Snejana Krasteva
Fotos: Martin Corullon [montagem] e Mauro Restiffe [exposição]