001

 

A proposta para a Antel Arena rompe com uma simetria biaxial e de conjunção ortogonal comum no desenho de edifícios desportivos atualmente, através da composição de dois círculos cujos centros são excêntricos. Ao círculo mais externo estão marcados os usos para eventos privados e institucionais e ao interno o de eventos desportivos, porém não excluindo outras possibilidades de uso comuns aos espaços ginasiais. Os usos para o conjunto são baseados na implantação da infraestrutura para eventos privados e institucionais à cidade demarcados nas áreas que cercam o edifício e a implementação estrutural e construtiva, parte fundamental do partido arquitetônico e ao mesmo tempo constituindo como desafio a partir da escala de execução da infraestrutura proposta.

002

 

 

 

esquema footprint

 

 

 

Este processo consiste em aproximar, refinar e correlacionar soluções para a conformação do projeto. A estrutura baseia-se nas propriedades do concreto armado, tal qual são as lajes nervuradas das arquibancadas e acessos e também os pilares circulares de 60 cm de diâmetro. Naturalmente para um uso de arena foi pensado o menor número possível de apoios para a estrutura da cobertura e para a pele da fachada a eliminação de qualquer apoio vertical, propondo assim suspendida e apoiada pelo seu topo no sistema de cobertura da arena. Para essa demanda própria a partir da pele da fachada para a cobertura da arena foram consideradas vigas cantiléver de 40 m, respondendo ao modelo tipológico proposto de pele apoiada em estrutura atirantada ao sistema estrutural da cobertura.

 

 

004

005

006

 

007

 

008

 

009

 

010

 

011

Ficha Técnica:

Tipo de projeto: arena
Início do projeto: 2013
Endereço: Rua Araújo 216 (Esquina com Rua Major Sertório)
Área: 4.091.700 m²
Projeto de Arquitetura:
Metro Arquitetos Associados: Gustavo Cedroni, Martin Corullon, Sol Camacho;
PireZ Studio: Javier Pirez Marie, Federico Mirabal Pietra;
Colaboradores: Miki Itabashi, Helena Cavalheiro, Marcelo E. M. Macedo, Flavio Bragaia, Isadora Marchi, Luis Tavares, Rafael de Sousa, Richard Weiter, Germán Arismendi, Patricia Miranda, Evani Kuperman Franco, Mauricio Soares Alito, Robson Rodrigues de Camargo.
Estrutura: AFA Consult: Engs. Rui Furtado e Marco Carvalho.
Pollio Ingenieros: Magnone;
Infraesturura de Arena: AECOM: Jon D. Neimuth, AIA, LEED AP BD+C, Scott D. Sayers, AIA, NCARB, LEED AP, Petar Vrcibradic, Diogo Taddei.
Iluminação: Carlos Galante, Carlos Fabra;
Paisagismo: Pablo Ross, Irene Ross;
Ar-condicionado: Luis Lagomarsino;.
Acústica: Michel Hakas;
Trânsito e trasnporte: Lucas Facello;
Incêndio e circulações: Federico Cvetrexnik, Valentina Stern;
Patrimônio: Ines Lizaso mariana Cáceres.

2º lugar no concurso.