O projeto de requalificação dos antigos cinemas Unibanco, agora chamados de Espaço Itaú de Cinema, surge dentro do processo de fusão das duas marcas, com o objetivo de unificar nove espaços distribuídos em mais de cinquenta salas de projeção em diversas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.
A proposta do projeto foi criar um sistema de intervenção que confirisse unidade ao conjunto de salas de cinema com a marca Itaú, transmitindo a experiência da marca de forma contemporânea. Para isso, buscou-se respeitar as particularidades e histórias de cada local, além de resolver problemas funcionais e padronizar as soluções de forma flexível e de fácil implantação, com obras civis mínimas.
Entre as estratégias adotadas estão o tratamento do cinema como espaço público, garantindo fluxos claros e desimpedidos, o uso de materiais de qualidade, resistência e durabilidade para suportar o intenso uso e demandar manutenção mínima, o desenvolvimento de um sistema modular de revestimentos, comunicação e mobiliário aplicável a todos os espaços, além da preferência por tecnologias digitais como suporte de informação e facilitadoras da experiência de entretenimento.
Outro ponto importante é a organização da exposição de material promocional para reduzir a poluição visual e proporcionar uma experiência mais agradável e voltada para o cinema em si.
Ficha Técnica:
Tipo de projeto: cinema
Início do projeto: 2011
Endereço: Cinemas Itaú, Brasil
Projeto de Arquitetura: Gustavo Cedroni, Martin Corullon, Filipe Barrocas, Ricardo Canton, Marcelo E.M. Macedo, Marina Ioshii, Bruno Kim, Pedro Mesquita, Antonia Peña, Alfonso Simelio, Luís Tavares e Rafael de Sousa
Projeto de comunicação: Nu Design
Fotos: Leonardo Finotti