Projeto expográfico para a mostra “Arte da Itália: de Rafael a Ticiano”, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 2015. Nesse ano, o MASP revisitou seu acervo, retomando parte da obra de Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta responsável pelo projeto do edifício-sede do museu.
O primeiro projeto retomado foi a reconfiguração dos painéis suspensos de Lina utilizados para expor a coleção permanente do MASP na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em 1957. Com 18 metros de comprimento originalmente, passaram a ter vinte e quatro em 2015. Centralizados no vão do segundo subsolo, os painéis possibilitavam a exposição cronológica das obras, destacando as singularidades de cada trabalho, sem organizá-los segundo escolas artísticas.
“A ideia de cronologia aqui empregada não carrega uma noção evolutiva ou de progresso, mas reforça as concepções de mundo e as formas de conhecimento de cada artista”, como é possível ler no texto de apresentação da mostra.
O segundo projeto resgatou as estruturas tubulares de metal utilizadas por Lina em 1947, durante a montagem de uma exposição na primeira sede do museu, localizada na rua Sete de Abril, no centro de São Paulo. Em “Arte da Itália”, as barracudas foram utilizadas para expor pinturas de Perugino e Ticiano, aquisições realizadas por Pietro Maria Bardi (1900-1999), diretor-fundador do MASP.
“Ao lado das pinturas, na mesma parede, são exibidos documentos e fotografias sobre doações, aquisições, empréstimos, atribuições e exposições, parte dos arquivos histórico e fotográfico do museu. O interesse é considerar a obra não apenas no contexto da história da arte, mas também em sua relação com o MASP, a cidade de São Paulo e com o Brasil”.
Ficha Técnica:
Tipo de projeto: Expografia
Ano do projeto: 2015
Endereço: Masp, São Paulo, SP
Projeto de Arquitetura: Martin Corullon, Gustavo Cedroni, Helena Cavalheiro, Juliana Ziebel, Stella Bloise
Luminotécnica: Fernanda Carvalho
Fotos: Eduardo Ortega