Após um ano e meio de desenvolvimento em conjunto com a própria artista, o projeto expográfico para o TERRA COMUNAL- MARINA ABRAMOVIC + MAI toma forma no espaço de convivência e no galpão do Sesc Pompéia.

A exposicão se divide em duas partes: “Terra Comunal – Marina Abramovic”, a maior retrospectiva da artista já realizada na América do Sul e “Terra Comunal – MAI”, a mais abrangente experiência aplicada até hoje por seu instituto – Marina Abramovic Institute.

04 SescMarinaII 107
07 SescMarinaII 026
12 SescMarinaII 091
15 SescMarinaII 396
22 SescMarinaII 347
24 SescMarinaII 353
26 SescMarinaII 053A
30 Sesc MarinaAbramovic 899
37 SescMarinaII 007
44 SescMarinaII 144

O projeto expográfico procura conciliar a forte energia existente nos espaços do SescPompéia com uma intervenção potente e marcante. Procurou-se manter a integridade do edifício, sua arquitetura, seus materiais e a diversidade de usos simultâneos, deixando-o muito visível e integrado à exposição e, ao mesmo tempo, organizando os fluxos e segregando as áreas necessárias para obter a privacidade ou a neutralidade imprescindível para a experiência das obras. Através da construção de duas grandes paredes elevadasdo solo, que permitem a continuidade do chão e do teto do edifício, se organizam as principais zonas da exposição na área de convivência. No Galpão, área em que ocorrem as performances de longa duração, também se mantém permanentemente presentea arquitetura original, em equilíbrio com a presença das novas estruturas e eventos.

ficha técnica

Data do projeto: 2014
Área intervenção: 4122 m2
Conclusão do projeto: 2015
Projeto: Gustavo Cedroni, Martin Corullon, Helena Cavalheiro, Juliana Ziebell
Colaboradores: Luis Tavares, Marina Pereira e Marina Cecchi
Fotografia: Ilana Bessler e Romullo Baratto