O projeto de comunicação urbana, sinalização e ambientação dos espaços coletivos do festival Mirada 2016 teve como intenção fundamental construir elementos visuais fortes com presença física marcante que, apesar de suas grandes dimensões, sejam transparentes e leves.
Através da definição de uma retícula espacial, uma grelha em três dimensões, conseguimos criar estruturas transparentes com formas variadas que servem de suporte para blocos de informação iluminados. A sobreposição das camadas da estrutura proporcionam diferentes graus de transparência em função do movimento dos espectadores, com um efeito dinâmico.
Também consideramos que o projeto deve manter uma estrutura reconhecível em diferentes escalas e em diferentes elementos sem perder suas características formais e materiais. Desse modo cria-se uma identificação direta e imediata entre os espaços que participam do festival que não fica restrita à aplicação da identidade visual gráfica. Para isso, a mesma solução construtiva foi adotada para resolver estruturas instaladas em espaços ao ar-livre, em ambientes urbanos, ou para mobiliar, organizar e sinalizar os espaços internos.
A identidade visual, concebida em conjunto com a equipe responsável pela sua criação, reforça a o dinamismo da estrutura tridimensional, integrando-se plenamente aos suportes, como uma unidade. O principio adotado permite portanto marcar a presença do Mirada 2016 em Santos em diferentes escalas – da cidade, dos edifícios e dos ambientes internos de convivência – através de estruturas tridimensionais de diversas escalas, criando ricas relações visuais entre os elementos de comunicação e o espaço em que se inserem.
ficha técnica
Início do projeto: junho de 2016
Data do festival: 8 a 18 de setembro de 2016
Endereços: ambientação – Unidade Sesc Santos; sinalização – cidade de Santos, SP
Área: ambientação – aproximadamente 1500 m²; sinalização – cerca de 20 pontos na cidade
Projeto: Martin Corullon, Gustavo Cedroni, Helena Cavalheiro, Marina Ioshii, Juliana Ziebell, Manuela Porto, Gabriela Santana, Amanda Amicis
Fotos: Ilana Bessler e Gianfranco Vacani [assistente]