O projeto do escritório e da biblioteca do Atelier do Diretor Giovanni Bianco – GB65 tem como partido arquitetônico base a valorização do eixo longitudinal como organizador dos fluxos e relações visuais para um melhor aproveitamento do espaço disponível.
Uma das premissas do projeto foi trazer diferentes climas entre os espaços que foram enfatizados a partir da escolha dos elementos estruturantes: aço no escritório e madeira na biblioteca. Situados em diferentes andares de um mesmo edifício eles ocupam uma área de 140 metros quadrados cada.
Para o escritório, o projeto visou um espaço amplo e conectado marcado pelo o rítmo modular de uma estante metálica que ocupa e organiza todos os espaços de trabalho. Ela é composta por painéis de correr e por prateleiras móveis, que juntas, oferecem flexibilidade para as mais diversas atividades que ocorrem no local. A unidade do projeto é acentuada pelo piso em ladrilho hidráulico, que permeia todo o espaço de trabalho.
Para a Biblioteca, situada alguns andares acima, o projeto partiu da combinação de peças de madeira modulares capazes de desenhar todos os móveis como estantes, mesas, forros e luminárias. Usando um mesmo sistema – nós de madeira maciça e painéis de compensado naval – foi possível desenhar todos os elementos da biblioteca e atelier do diretor de arte. Atendendo à funcionalidade com beleza e leveza, para esse espaço, também foi projetada uma modulação com toda a carga e variação de dimensões, uma vez que seria necessário armazenar 8 mil ítens de acervo.
Nos dois projetos, optou-se pelo uso de poucos materiais uma vez que a própria obra do Giovanni preencheria o espaço com cores e formas diversas.
Ficha Técnica
Nome do projeto: biblioteca e escritório giovanni bianco, 2021
Arquitetura: METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS
Equipe: Martin Corullon, Gustavo Cedroni, Fabiane Sakai, Amanda Amicis, Thiago Nicoletti.
Tipo: Reforma e reestruturação de espaço pré-existente
Área de construação: 140m²
Local: SÃO PAULO, Brasil
Data de conclusão: 2020 (escritório)/2021(biblioteca)
Fotografias: Fran Parente