Projeto desenvolvido para o Concurso Internacional promovido pelo Grupo Accor com objetivo de repensar o conceito do Hotel Novotel, primeira marca do Grupo. Contemplado e premiado com o primeiro lugar, atualmente, se encontra em fase de implementação em algumas unidades da rede.
A base conceitual propõe uma nova experiência de hospitalidade a partir do entendimento do Hotel como um equipamento urbano, com serviços e usos públicos no qual, tanto os hóspedes podem interagir com a cidade, como os cidadãos locais podem desfrutar desse espaço semi-público.
Os interiores foram pensados com o máximo de flexibilidade para os usos dos espaços e dos elementos de design. Os mesmos podem ser adaptados para várias ocasiões e necessidades. Através de um sistema de elementos pré-fabricados modulares – onde a replicação em grande escala permite fazer detalhes complexos de forma econômica – são propostos mobiliários estruturais e divisórias em concreto que organizam o espaço.
O conceito arquitetônico reflete também a tradição hoteleira da marca Accor, criada em 1967, ao pensar o equilíbrio de elementos – simples, atemporais e elegantes. O projeto foi concebido sob a premissa da durabilidade, do bom envelhecimento e do uso de materiais não perenes. Dessa forma, o Hotel, no futuro, poderá ser repaginado com novas combinação de mobiliários, decoração e tecelagem fazendo uso da mesma base arquitetônica estrutural.
Ficha Técnica:
Tipo de projeto: hospedagem
Início do projeto: 2020
Projeto de Arquitetura e Interiores: Gustavo Cedroni, Martin Corullon, Fabiane Sakai, Oreste Sanese e Tiago Nicoletti
Cliente: Accor
Consultoria de Acústica: Harmonia Acústica
Consultoria de concreto: Paulo Koelle
Comunicação visual: Pâmela Gomes
Realidade Virtual: Vround
Fotos: Fran Parente