A 12a Bienal Internacional de Arquitetura, com o tema “Todo dia/ Everyday”, aconteceu em dois espaços diferentes: o Centro Cultural São Paulo e o Sesc 24 de Maio. O grande desafio de projetar a exposição foi pensar nesses dois espaços, que são duas das maiores instituições culturais da capital paulistana, e que iriam receber o evento de maneiras distintas.

O CCSP recebeu a exposição com cerca de 70 trabalhos provenientes de uma chamada aberta, todos em diversos formatos e mídias diferentes. Buscamos estruturas que organizassem o espaço e definissem como os trabalhos seriam expostos em diálogo com o edifício, mantendo a unidade do conjunto e, ao mesmo tempo, atendendo às necessidades de cada obra.

I3A1998
I3A2006
I3A2156
I3A2171
I3A2196
I3A2278

O grande elemento organizador foram os painéis suspensos apoiados nas vigas do edifício, que criam ambientes e visuais distintos em seu interior sem isolar completamente o espaço expositivo do salão. Pensando em um diálogo com o tema da Bienal, e visto que a instituição já tinha um grande acervo de mobiliário expográfico de apoio em diversos estados de conservação, fizemos um levantamento do material existente e propusemos a reforma dessas estruturas para possibilitar que continuem sendo usadas no CCSP após o término da exposição.

Já o SESC, recebeu 10 trabalhos site-specific produzidos por arquitetos de escritórios nacionais e internacionais selecionados pela curadoria. O foco aqui foi viabilizar as intervenções propostas e potencializar seu diálogo com a estrutura pré-existente, levando em consideração o projeto do edifício e suas dinâmicas de uso atuais. Esses trabalhos, intervenções diretas em diversos locais dentro e fora do SESC, levaram à ideia de apresenta-los não como uma exposição convencional, mas como inserções no passeio por um edifício-ícone que recebe cerca de 10mil pessoas por dia.

I3A1104
I3A1008
I3A1353
I3A1872
I3A8703
I3A1163

ficha técnica

Data do projeto: 2019
Projeto de arquitetura: Gustavo Cedroni e Martin Corullon
Curadores: Charlotte Malterre-Barthes, Ciro Miguel e Vanessa Grossman
Colaboradores: Stella Bloise e Mateus Loschi
Área de implantação: 74 500 m²
Área construída: 2 277 m²
Projeto de estruturas: Heloisa Maringoni- Companhia de Projetos
Realização: Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB
Cenografia e construção: Artos Cenografia (CCSP) e DDF Produções Cinematográficas (SESC)
Design gráfico: Estúdio Campo e Estúdio Margem