As geometrias e materiais empregados neste projeto são um desdobramento da linguagem desenvolvida pela Metro Arquitetos e utilizada nos projetos expográficos das exposições do cinquentenário do instituto criado por Francisco Brennand, celebrado ceramista pernambucano. Na 35º edição da CasaCor, a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Brasil, desenvolvemos um espaço mostruário para os objetos produzidos na oficina de cerâmicas Brennand.
Em 2022 a mostra ocupou pela primeira vez o espaço do embasamento do Conjunto Nacional. Localizado na Avenida Paulista, o prédio é um dos mais icônicos de São Paulo e neste projeto decidiu-se por valorizar as características do espaço pré-existente de maneira a criar um diálogo com os objetos em exposição. As marcas de múltiplos usos e ocupações que ocorreram nos mais de cinquenta anos de história do edifício foram mantidas nas paredes, que não foram pintadas, polidas ou revestidas, resultando em uma linguagem de ruína bastante diversa do que normalmente é apresentado na CasaCor. Para o mobiliário expositivo, bases e estantes em madeira natural clara, criadas em diferentes proporções, foram montadas para delimitar o espaço.
Entre outros projetos feitos em parceria com a Oficina Brennand estão os projetos expográficos em comemoração ao cinquentenário da criação do Instituto Brennand, ainda em exibição na sede do instituto em Recife, e a exposição na Galeria Bergamin Gomide, que esteve em exibição em São Paulo entre 22 de novembro de 2021 e 29 de janeiro de 2022.
Ficha Técnica:
Tipo de Projeto: Expografia
Início do projeto: 2022
Conclusão do projeto: 2022
Endereço: São Paulo, SP
Projeto de Arquitetura: Gustavo Cedroni, Martin Corullon, Stella Bloise, Thomas Butler
Consultoria de Luminotécnico: Fernanda Carvalho
Montagem e Cenotécnica: Artos Cenotécnica
Instalações Elétricas: Matrix Engenharia
Produção Executiva: Adah Lisboa e Ariel Rosa
Cliente: Instituto Francisco Brennand
Fotos: Ruy Teixeira