O projeto expográfico desenvolvido para a exposição “Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro”, em exibição na Galeria Lago/Instituto inhotim até 16 de julho de 2023, buscou criar suportes expográficos que permitissem a setorização das obras a partir de núcleos temáticos de forma sutil, sem criar espaços fechados mantendo a conexão entre o conjunto total de obras.
A Galeria Lago apresentava desafios espaciais por ser um espaço profundo e de pé direito alto. Sua geometria cria vazios que permitem visualizar obras de cada núcleo setorizado sem perder a unidade do espaço. Houve preocupação em criar um sistema de suportes que atendesse às particularidades de cada obra, ainda mantendo uma unidade visual e construtiva uma vez que apesar de majoritariamente composta por pinturas, as obras apresentavam uma diversidade de técnicas, dimensões, estilos e cores. Todo o sistema desenvolvido foi pensado de forma a permitir a reutilização dos suportes em futuras montagens no Instituto.
Ficha Técnica:
Tipo de projeto: expografia
Início do projeto: 2022
Endereço: Instituto Inhotim, Galeria Lago, Brumadinho, MG
Projeto de Arquitetura e Interiores: Gustavo Cedroni, Martin Corullon, Stella Bloise, Costanza Leoni, Vitória de Mendonça
Consultoria de Luminotécnico: Fernanda Carvalho
Identidade Visual: Estudio Campo/Instituto Inhotim
Curadoria: Instituto Inhotim>
Fotos: Daniel Masnur/Instituto Inhotim
Vídeo: Instituto Inhotim
Cliente: Instituto Inhotim