O projeto arquitetônico da reforma e ampliação do novo edifício e de sua conexão subterrânea com o da sede do MASP, que compreende a co-autoria dos arquitetos Julio Neves e Martin Corullon, propõe a demolição parcial da estrutura em concreto existente e a construção de nova estrutura sob a Avenida Paulista, permitindo a integração funcional plena do conjunto, tanto técnica como de público. A construção aumenta a área do museu em mais de 7mil m², com andares de galerias, salas de aula, reserva técnica, laboratório de restauro, restaurante, loja e áreas de eventos, ampliando as atividades realizadas hoje e aumentando a capacidade de recepção de visitantes.
A volumetria do edifício é composta por um prisma retangular regular com um pavimento térreo transparente, de acesso público, criando um pano de fundo discreto para o edifício sede. Uma pele em metal perfurado unifica as fachadas e permite o controle de iluminação e temperatura exigido para a exibição de obras de arte. O projeto emprega as tecnologias mais avançadas disponíveis para os sistemas de climatização, iluminação e segurança de museus. Os materiais utilizados – concreto aparente, aço, vidro e pedra, em conjunto com sistemas industrializados – permitem a configuração de espaços adequados aos padrões museológicos contemporâneos e fazem referência às características do MASP, garantindo a integração arquitetônica do conjunto.
O acesso dos visitantes é possível tanto pela Rua Professor Otávio Mendes – onde estão localizados a bilheteria e a loja do museu – quanto pela Avenida Paulista. Neste espaço, o público terá acesso aos serviços de um restaurante/café. O primeiro andar conta com uma área multifuncional, com um espaço interno preparado para receber exposições e eventos, além de um terraço com vista para o Edifício Lina Bo Bardi. Os espaços dedicados exclusivamente a exposições ocupam 5 andares, com pé-direito de aproximadamente 5 metros. São áreas amplas e flexíveis, que podem ser facilmente adaptadas a cada projeto expositivo.
Ficha Técnica:
Tipo de projeto: museu
Endereço: Masp, São Paulo, SP
Área Total Construída: 7.680 m2
Área MASP sede: 10.000m2
Área total do conjunto: 17.680m2
Número de pavimentos: 14 pavimentos
Pé-direito Galerias expositivas: 4,95m
Programa: Acolhimento de Público, Galerias Expositivas, Sala Multiuso, Áreas de Eventos, Salas de Aula, Laboratório de Conservação e Restauro, Loja, Restaurante, Café, Área de Carga e Descarga protegida, Depósitos e Áreas Técnicas.
Projeto Arquitetônico: Neves Arquitetos – Arq. Júlio Neves e Arq. Roberto Neves e METRO ARQUITETOS – Arq. Martin Corullon e Arq. Gustavo Cedroni
Colaboradores: Renata Mori, Rafael Souza, Matheus Soares Alves, Fernando Comparini, Eduardo Toscano, Andréa Lakatos, Paula dal Maso, Rebeca Guglielmo, Amanda Amicis, Fabiane Sakai, Stella Bloise, Breno Felisbino
Gerentes de projeto: Miriam Elwing, Joana Elito, Leonardo Andrade
Estruturas Metálicas e de Concreto: Cia. De Projetos – Heloísa Maringoni
Projeto de Demolições: SOFT Projetos Estruturais – Silvio Feitosa Filho
Projeto de Fundações: MG&A Consultores – Mauri e Ilan Gotlieb
Projeto Passagem subterrânea: Contag – Antônio Kenan
Climatização: Teknika – Raul de Almeida
Luminotécnica: Fernanda Carvalho e Paula Carnelós
Projeto de Instalações – MHA Engenharia
Projeto de Fachadas e Esquadrias: QMD Consultoria – Igor Alvim
Projeto de Vedações: Inovatec Consultores
Acústica: Harmonia Global – Marcos Holz
Impermeabilização: Petra – José Mário Andrello
Projeto de Pisos: Mix Design – Eduardo Tartuce
Paisagismo: Ricardo Vianna
Projeto de Acessibilidade: Design Universal Consultoria – Silvana Cambiaghi
Comunicação Visual: Nitsche Projetos Visuais e Estúdio Campo
Pré-Construção: Racional Engenharia
Consultores: Hypocaustum – Bruno Fedeli (climatização museológica), Feurtec – Nilton Miranda (Prevenção e Combate a Incêndio), Rumo Vertical – Fernão Fischel (Elevadores e plataforma de Carga), PHD – Paulo Helene (Patologias Concreto), GR Consultoria – Gabriel Regino (Tratamento Concreto aparente), PB Sistemas de Ancoragem – Márcia Pinheiro (Manutenção de fachadas), Integer – Frederico Noyma (remanejamento de redes enterradas), Enproplan – Weller Alves (Legalizações), Consultrix – Marcelo Ferreira (CQP Fundações), Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projeto – Roberto Alves (CQP Concreto MASP), MS Consultoria – Mario Sérgio Junqueira (CQP Instalações), Projeto Alpha – Flávio D’Alambert (CQP Estrutura Metálica), SOFT Projetos Estruturais – Silvio Feitosa Filho (CQP Estruturas Concreto), Sérgio Stolovas (Análise Cargas dinâmicas), Inovafi – Denise Rios (consultoria em radiologia).
Fotos: Leonardo Finotti e Pedro Kok
Além dos profissionais contratados o projeto contou com a colaboração essencial das equipes técnicas do MASP.