masp pietro bardi

O projeto de expansão do Museu de Arte de São Paulo se insere no processo iniciado em 2014, em que uma nova gestão da instituição promoveu a recuperação gradual do edifício projetado por Lina Bo Bardi. Esse processo, do qual a METRO participou desde o inicio, teve como resultado a volta dos Cavaletes de Cristal, sistema expositivo original do museu, novos sistemas expográficos e diversas intervenções em infraestrutura, como segurança, climatização, restauro. Nosso envolvimento nesse processo nos permitiu contribuir com uma proposta para a ocupação do edifício vizinho ao MASP – o edifício Dumont Adams, concluído em 1958, e doado ao MASP em 2006 – cujas obras haviam sido paralisadas em 2012. O novo projeto arquitetônico, da METRO ARQUITETOS, parte do projeto do Arquiteto Júlio Neves e propõe a demolição parcial da estrutura em concreto existente e a construção de uma conexão subterrânea entre os dois edifícios, permitindo a integração funcional plena do conjunto, tanto técnica como de público. Está contemplada a expansão de áreas expositivas, de acolhimento de público e operacionais – como carga e descarga de obras de arte, novo laboratório de conservação e restauro e espaço dedicado a salas de aula. A construção irá aumentar a área do museu em 6.945 m² com  novos andares de galerias, salas de aula, reserva técnica, laboratório de restauro, restaurante, loja e áreas de eventos, ampliando as atividades realizadas hoje e aumentando a capacidade de visitantes.

A nova volumetria do edifício é composta por um prisma retangular regular sobre um embasamento transparente com acesso público, criando um pano de fundo discreto para o edifício sede. Uma pele em metal perfurado unifica as fachadas e permite o controle de iluminação e temperatura exigido para a exibição de obras de arte. O projeto emprega as tecnologias mais avançadas disponíveis para os sistemas de climatização, iluminação e segurança de museus. Os materiais utilizados – concreto aparente, aço, vidro e pedra, em conjunto com sistemas industrializados – permitem a configuração de espaços adequados aos padrões museológicos contemporâneos e fazem referência às características do MASP, garantindo a integração arquitetônica do conjunto. 

002 003 masp pietro bardi

masp pietro bardi

masp pietro bardi

masp pietro bardi

 

O acesso dos visitantes é possível tanto pela Rua Professor Otávio Mendes – onde estão localizados a bilheteria e a loja do museu – quanto pela Avenida Paulista. Neste espaço, o público terá acesso aos serviços de um restaurante/café. O primeiro andar conta com uma área multifuncional, com um espaço interno preparado para receber exposições e eventos, além de um terraço com vista para o Edifício Lina Bo Bardi. Os espaços dedicados exclusivamente a exposições ocupam 5 andares, com pé-direito de 5 metros. São áreas amplas e flexíveis, que podem ser facilmente adaptadas a cada projeto expositivo.

 

masp pietro bardi

masp pietro bardi

010

masp pietro bardi

012

masp pietro bardi

014

masp pietro bardi

016

masp pietro bardi

masp pietro bardi

019

masp pietro bardi

masp pietro bardi

masp pietro bardi

 

Ficha Técnica:

Tipo de projeto: museu
Endereço: Masp, São Paulo, SP
Área Total Construída: 7.680 m2
Área MASP sede: 10.000m2
Área total do conjunto: 17.680m2
Número de pavimentos: 14 pavimentos
Pé-direito Galerias expositivas: 4,95m
Programa: Acolhimento de Público, Galerias Expositivas, Sala Multiuso, Áreas de Eventos, Salas de Aula, Laboratório de Conservação e Restauro, Loja, Restaurante, Café, Área de Carga e Descarga protegida, Depósitos e Áreas Técnicas.
Projeto Legal: Escritório Técnico Júlio Neves
Projeto Arquitetônico e Coordenação: METRO ARQUITETOS
Autores: Martin Corullon, Gustavo Cedroni
Colaboradores: Renata Mori, Rafael Souza, Matheus Soares Alves, Fernando Comparini, Eduardo Toscano, Andréa Lakatos, Paula dal Maso, Rebeca Guglielmo, Amanda Amicis, Fabiane Sakai, Stella Bloise, Breno Felisbino
Gerentes  de projeto: Miriam Elwig, Joana Elito, Leonardo Andrade
Estruturas Metálicas e de Concreto: Cia. De Projetos – Heloísa Maringoni
Projeto de Demolições: SOFT Projetos Estruturais – Silvio Feitosa Filho
Projeto de Fundações: MG&A Consultores – Mauri e Ilan Gotlieb
Projeto Passagem subterrânea: Contag – Antônio Kenan
Climatização: Teknika – Raul de Almeida
Luminotécnica: Fernanda Carvalho e Paula Carnelós
Projeto de Instalações – MHA Engenharia
Projeto de Fachadas e Esquadrias: QMD Consultoria – Igor Alvim
Projeto de Vedações: Inovatec Consultores
Acústica: Harmonia Global – Marcos Holz
Impermeabilização: Petra – José Mário Andrello
Projeto de Pisos: Mix Design – Eduardo Tartuce
Paisagismo: Ricardo Vianna
Projeto de Acessibilidade: Design Universal Consultoria – Silvana Cambiaghi
Pré-Construção: Racional Engenharia
Consultores: Hypocaustum – Bruno Fedeli (climatização museológica), Feurtec – Nilton Miranda (Prevenção e Combate a Incêndio), Rumo Vertical – Fernão Fischel (Elevadores e plataforma de Carga), PHD – Paulo Helene (Patologias Concreto), GR Consultoria – Gabriel Regino (Tratamento Concreto aparente), PB Sistemas de Ancoragem – Márcia Pinheiro (Manutenção de fachadas), Integer – Frederico Noyma (remanejamento de redes enterradas), Enproplan  – Weller Alves (Legalizações), Consultrix – Marcelo Ferreira (CQP Fundações), Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projeto – Roberto Alves (CQP Concreto MASP), MS Consultoria – Mario Sérgio Junqueira (CQP Instalações), Projeto Alpha – Flávio D’Alambert (CQP Estrutura Metálica), SOFT Projetos Estruturais – Silvio Feitosa Filho (CQP Estruturas Concreto), Sérgio Stolovas (Análise Cargas dinâmicas), Inovafi – Denise Rios (consultoria em radiologia).
Fotos: Leonardo Finotti

Além dos profissionais contratados o projeto contou com a colaboração essencial das equipes técnicas do MASP.