O projeto arquitetônico do novo plano diretor da Oficina Francisco Brennand, localizada nos arredores de Recife,ocupa uma área de 15 km². A oficina, que existe desde 1971 ocupa as ruínas de uma antiga olaria, atualmente pretende unir as demandas de uma instituição cultural, pública e de uso coletivo, ao espaço de intimidade e criação do artista Francisco Brennand (1927-2019).
A proposta busca renovar o espaço da oficina preservando suas características históricas, desde sua origem como olaria até sua transformação em ateliê de artista e, agora, em um Instituto. As intervenções serão pontuais, respeitando e o diálogo entre o espaço e a história da instituição. O projeto tem previsão de duração de 3 anos e propõe intervenções para melhorar o fluxo interno de pessoas, aumentar a capacidade de visitantes e criar novos espaços para atividades, incluindo ampliação de áreas expositivas, alojamento para residências artísticas e educacionais, a realocação do restaurante e da loja para um novo galpão e um novo estacionamento.
Os primeiros desdobramentos desse Masterplan estão nos projetos expográficos em comemoração ao cinquentenário da criação do Instituto Brennand, ainda em exibição na sede do instituto em Recife, na exposição na Galeria Bergamin Gomide, que esteve em exibição em São Paulo entre 22 de novembro de 2021 e 29 de janeiro de 2022 e no desenvolvimento do espaço mostruário integrante 35º edição da CasaCor em 2022.
Ficha Técnica:
Nome do projeto: MasterPlan Instituto Francisco Brennand
Arquitetura: METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS
Equipe: Gustavo Cedroni, Martin Corullon, Stella Bloise, Paula dal Maso, Camila Abdallah, Giulia Ravanini.
Tipo: Masterplan
Data do projeto: 2021-2023
Fotos exposição “Francisco Brennand: Um primitivo entre os modernos”: Edouard Fraipont
Fotos exposição “Devolver a terra à pedra que era: 50 anos da Oficina Brennand”: Breno Laprovitera
Fotos “Espaço mostruário 35 Casa Cor, 2022”: Ruy Teixeira