OMA 001

 

O RPJ MULTIUSO é um projeto arquitetônico  que visa a construção de um edifício de uso misto, abrangendo escritórios, teatro, cinema, hotel e museu, localizado na região da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada, na cidade de São Paulo. Desenvolvido em parceria com renomados escritórios, como o OMA NY – Office for Metropolitan Architecture, Nitsche Arquitetos e AFA Consult, o projeto reflete uma visão contemporânea e multifuncional, alinhada às tendências de grandes centros urbanos globais. o RPJ MULTIUSO se distingue ao buscar inspiração nas tipologias arquitetônicas brasileiras, especialmente na tradição de espaços públicos abertos e cobertos, muito comuns nas cidades do Brasil. Essas áreas proporcionam uma conexão única entre os edifícios e o espaço urbano, ativando a interação social e promovendo a vivacidade do espaço público.

São Paulo é uma cidade que, até o final da década de 1970, se desenvolveu sem um plano diretor centralizado. Com o tempo, a cidade passou por uma gradual descentralização, com o desenvolvimento econômico se expandindo para o sudoeste, seguindo o traçado do rio Pinheiros. Após o florescimento do Centro até os anos 1960, novas áreas de desenvolvimento surgiram: a Avenida Paulista nos anos 1980, a Avenida Faria Lima nos anos 1990, e, mais recentemente, a Avenida Berrini na década de 2000.

A localização do projeto RPJ está estrategicamente posicionada nos arredores da Avenida Berrini, onde o desenvolvimento urbano tem se expandido, particularmente no bairro do Brooklin. A Operação Urbana Consorciada Água Espraiada contribuirá para o acréscimo de 1.500.000 metros quadrados ao bairro, principalmente ao oeste e norte do local do RPJ até 2016.

Embora a região do Brooklin siga replicando o padrão urbano típico de São Paulo, o RPJ MULTIUSO questiona se essa abordagem é a mais adequada para a área. O projeto enfrenta desafios de acessibilidade, com acesso limitado e linear a partir das principais vias, o que dificulta a circulação fluida de usuários pelo espaço. Além disso, o terreno é cercado por muros de contenção e edifícios menores, criando uma condição “afundada”, o que complica ainda mais a permeabilidade do local. Apesar desses desafios, o local é movimentado por usuários da universidade próxima, e com a construção de um supermercado adjacente ao terreno, espera-se um aumento significativo de pedestres, somando 2.300 usuários diários.

 

OMA 005

 

OMA 002

 

Print

 

P:PR Potential Projects and Fee ProposalsBrazil RPJ Sao Paul

 

Print

 

121120 public space axo diagram

 

OMA 009

 

OMA 010

 

OMA 012

 

121115 Final Long Section Colored

 

121115 Final Long Section Colored

 

121115 Final Long Section Colored

 

121115 Final Long Section Colored

 

121115 Final Long Section Colored

 

121117 P 17 Colored

 

121117 P 27 Colored

 

121117 P ROOF Colored

 

OMA 021

 

OMA 022

 

OMA 023

 

OMA 024

 

OMA 025

 

OMA 026

 

OMA 027

Ficha Técnica:

Tipo de projeto: Uso misto
Início do projeto: 2012
Endereço: Brooklin, São Paulo, SP
Área:
Projeto de Arquitetura OMA [Office for Metropolitan Architecture] Shohei Shigematsu, Patrick Hobgood, Ahmadreza Schriker, Giulia Foscari. [autor]; METRO Gustavo Cedroni, Martin Corullon e Sol Camacho [coautores]; Isadora Marchi, Luis Tavares [colaboradores] e Nitsche Arquitetos Lua Nitsche e Pedro Nitsche.
Cliente:
Estrutura: AFA Eng. Rui Furtado
Instalações elétricas, hidráulicas e complementares:  AFA Eng. Marco Carvalho
Projeto de automação e segurança: AFA Eng. Marco Carvalho
Climatização: AFA Eng. Marco Carvalho
Acústica e cenotécnica: AFA Eng. Marco Carvalho